Como explicar o que é assessoria de imprensa? É o que nossa equipe se pergunta quando nos deparamos com um cliente mais cético em relação à investimento na área de comunicação.

Não existe melhor maneira de explicar isto, se não, com muita didática e mostrando o resultado que podemos conseguir com um ótimo trabalho. Em linhas gerais, o papel da assessoria de imprensa é organizar o conceito de sua empresa, a essência dela, colocando as informações em formatos que os jornalistas de veículos diversos possam acessar. Depois disso, cabe a eles a decisão de publicar a sua notícia (nosso cliente) ou não.

Uma de nossas clientes teve a oportunidade de grande exposição no Jornal da Band este mês. A Rosy Fharia que faz alongamento de cabelos falou sobre mercado e sobre o serviço que presta. O jornal destacou a marca e até escutou clientes que estavam por lá.

Isto é fruto de um trabalho de relacionamento que vem se acumulando durante nossos anos de trabalho. Ainda assim, é necessário dizer que assessoria de imprensa não é para todos. Em outras palavras, a sua empresa precisa estar preparada e consciente do uso de uma assessoria, pois como tudo, é necessário tempo e dedicação para existir eficiência e bons resultados na ação.

Nosso papel é transformar toda a novidade, produto inovador, informação e pessoas em fonte de matérias para veículos de comunicação. Televisão, jornal, revistas, portais, blogs, rádio… todos são grandes potenciais para uma assessoria munida de informação e bom com relacionamento.

Mas e quando a assessoria de imprensa pode ir além? O trabalho de marketing caminha ao lado da assessoria a explora como ferramenta. Parcerias de marketing podem ajudar a alavancar a comunicação quando certeiras.

Veja o exemplo do trabalho de marketing que fizemos com a marca Cuccio Brasil:

Fechamos uma parceria de uso dos esmaltes Cuccio na novela Verdades Secretas da Globo.

Resultado: Todos as personagens da novela usaram os produtos, a equipe da marca participou da produção da novela e como conseqüência, todos veículos especializados falaram sobre a ação.

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Personalidade

Assim como nós adoramos sermos bem tratados quando vamos à uma loja de departamentos, o jornalista que em muitos casos trabalho sobre pressão, também gosta de ser respeitado. O equilíbrio emocional do seu assessor é fundamental para a imagem da sua empresa.

Pode parecer desnecessário pensar nisto mas, educação, domínio da língua, clareza nas informações e didática, são excelentes pontos para o distinguir o bom profissional de comunicação.

Esses requisitos básicos vão fazer com que o representante da sua empresa, no caso o assessor, demonstre ser portador de informação importante e não simplesmente um “cuspidor” de palavras desencontradas desesperado por atenção.

Por isso, antes de fechar com uma assessoria de imprensa, é preciso conhecer a pessoa responsável pela comunicação, pela formação das estratégias de abordagem. O caráter pessoal é muito importante, postura e ética profissional não são tão fáceis de encontrar. Por isso é tão importante conhecer bem o seu assessor.

A sua marca pode ser esquecida simplesmente porque o assessor de imprensa é uma pessoa amarga ou mal educada.

E isto é apenas o começo deste papo. Logo vamos fazer outros posts sobre o assunto.

Quer saber mais? Quer algumas dicas? Entre em contato com a Lótus, vamos conversar!

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